SAÚDE PELVE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Mitos e verdades sobre a saúde pélvica

A saúde pélvica é um tema essencial para homens e mulheres, independentemente da faixa etária. No entanto, é comum encontrarmos diversos mitos relacionados a esse assunto, o que pode dificultar o acesso a cuidados apropriados. Mitos e verdades sobre a saúde pélvica

Vamos esclarecer alguns dos mitos mais comuns sobre a saúde pélvica:

Mito: A saúde pélvica é exclusivamente um problema das mulheres.

Verdade: A saúde pélvica é relevante tanto para homens quanto para mulheres. Os homens também podem enfrentar questões relacionadas ao assoalho pélvico, como incontinência urinária e disfunções sexuais.

Mito: Problemas de saúde pélvica estão apenas associados ao envelhecimento.

Verdade: Problemas de saúde pélvica podem afetar indivíduos de todas as idades. No entanto, é mais provável que se manifestem com o passar dos anos, especialmente em virtude de fatores como gravidez, parto e menopausa, nas mulheres, e, tumores na próstata em homens.

Mito: Problemas de saúde pélvica indicam fraqueza.

Verdade: Problemas de saúde pélvica não têm relação apenas com fraqueza muscular. Eles podem ser causados por diversos fatores, como gravidez, parto, cirurgia, obesidade e tabagismo.

Mito: Não há tratamento para problemas de saúde pélvica.

Verdade: Existem diversas opções de tratamento eficazes para os problemas de saúde pélvica. Entre elas destacam-se o tratamento fisioterapêutico, medicamentos e cirurgia.

Se você está enfrentando algum problema de saúde pélvica, é fundamental conversar com seu médico. Ele poderá fazer o diagnóstico adequado e recomendar o tratamento mais indicado para o seu caso.

Além disso, aqui estão algumas dicas para manter a saúde pélvica:

  1. Pratique exercícios regularmente.
  2. Mantenha um peso saudável.
  3. Evite fumar.
  4. Não segure a urina por longos intervalos de tempo
  5. Adote uma dieta equilibrada.
  6. Hidrate-se adequadamente
  7. Realize exercícios pélvicos regularmente, conforme prescrição do fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica


A saúde pélvica é crucial para garantir uma boa qualidade de vida. Seguindo essas dicas, você pode contribuir para a manutenção da saúde pélvica e, assim, promover seu bem-estar geral.